domingo, 7 de abril de 2019

Quando o Jardim de Infância vai à Biblioteca...

Quando as meninas e os meninos do Jardim de Infância de Gualtar vão à biblioteca da EB1 acontece magia... as histórias e os seus personagens ganham vida e os olhos das crianças brilham com a alegria que o mundo das histórias lhes oferece!
Desta vez conhecemos "A Zebra Camila", que tão depressa perdeu as suas riscas, como de repente ganhou novas e coloridas listas. Depois vimos o rosto d' "A Grande Birra", essa malvada que não deixava o Jorge ser feliz...!
Os vossos sorrisos e a vossa alegria contagiante enchem  Biblioteca mais nova do AE!
Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre!!

Cristina Gonçalves (PB)







EB1 de Gualtar - Homenagem  a Sophia de Mello Breyner Andresen

Na passada sexta feira, dia 5 de abril, os Pais e Encarregados de Educação da turma GUA 3 da EB1 de Gualtar assistiram a um espetáculo de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen.  Num trabalho de parceria entre a professora titular e a professora bibliotecária, os alunos, vestidos com diferentes elementos marítimos, encenaram um espetáculo ao som de "Mar de Sophia", uma banda sonora da autoria de uma compositora portuguesa. Para além da coreografia, prepararam ainda uma autobiografia da poeta, que este ano comemora os cem anos do seu nascimento, e recitaram o poema "Fundo do Mar".
Uma singela, mas sentida homenagem dos alunos à autora de "A menina do Mar", obra que ainda hoje inspira crianças e adultos por todo o mundo.




sexta-feira, 5 de abril de 2019

Notícias de S. Pedro!

Na Semana da Leitura a Escola de S. Pedro contou com a presença de pais, avós e irmãos que contaram histórias de encantar!
De registar ainda o encontro com a escritora Palmira Martins, foram momentos mágicos e inesquecíveis!
Os alunos redigiram também uma história coletiva que acontece em...Marte! 
Esta história foi escrita  com a equipa do projeto "Saber Crescer", projeto este que tem em vista melhorar o sucesso educativo das nossas turmas. Obrigada aos vários elementos da equipa pela sua ajuda e dedicação! 
 Ora leiam...

terça-feira, 2 de abril de 2019

Concurso "Vamos Contar Uma História"


A plataforma “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado" promoveu o concurso "Vamos contar uma História" .  De um trabalho de colaboração entre a turma GUA3, a sua professora titular, e a professora bibliotecária e os recursos existentes na biblioteca da escola, resultou um texto criativo, que o júri do concurso premiou como  o melhor. 
O concurso consistia em acabar uma de duas histórias possíveis. Nós escolhemos a história começada pela Professora Margarida Fonseca Santos e deu-nos um enorme gozo e satisfação inventar um enredo com tantas personagens, ideias e intrigas!
Ficamos todos muito felizes não apenas pelo prémio, mas sobretudo pela alegria que experienciamos em estudar e pensar sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por, todos juntos, pudermos colaborar para um Mundo melhor para todos.
Viva a amizade, viva a colaboração!

Fica aqui um excerto do email que recebemos:

"No Dia Internacional do Livro Infantil, temos o prazer de divulgar as duas turmas vencedoras do Concurso "Vamos contar uma história!".
As duas turmas que venceram este concurso, partilharam duas histórias mágicas, que conduziram a nossa imaginação por uma viagem incrível.

O nosso Obrigado e muitos parabéns para as professoras e alunos(as) das turmas vencedoras:

Gua 3 - 4.º ano, da Escola Básica 1 de Gualtar, do concelho de Braga 
turma do 4.º ano, da Escola Básica de Gavião, do concelho de Gavião.

Para as centenas de crianças que participaram e para os professores que incentivam ao prazer da leitura e da escrita, deixamos o nosso pedido... por favor,  continuem a contar histórias!"


Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Dia Infantil, por esse motivo os alunos do Jardim de Infância de Gualtar deslocaram-se à Biblioteca da EB1 para ouvirem não uma, mas duas histórias. Foi muito divertido esconderam a sua "Grande Birra" e encontrarem as listas perdidas da "Zebra Camila".
De manhãzinha, a professora bibliotecária foi à EB1 de Pedralva e contou a arrepiante história do "Tio Lobo" aos meninos dos 4 anos de escolaridade.

Boas Leituras!!
Cristina Gonçalves (PB)



segunda-feira, 1 de abril de 2019



 "Histórias em Movimento" -  2ª Volta!

"Histórias em Movimento" é um projeto dinamizado pela professora bibliotecária que consiste em  contar  histórias divertidas, educativas e cativantes aos alunos das diferentes escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante. O projeto iniciou-se no 1º período e continua ao longo do ano.

Na segunda volta das “Histórias em Movimento” os alunos de Espinho, S. Pedro e Sobreposta já ouviram a arrepiante história do Tio Lobo, de Xosé Ballesteros. Riram, arregalaram os olhos e compreenderam que mentir não só é feio, como nos traz muitos problemas!!

Tiveram ainda oportunidade de utilizar os Tabletes para fazer um jogo bem divertido, um Kahoot, em que testaram a sua interpretação da obra.

Obrigada a todos pela vossa contagiante alegria!
Boas Leituras!


Cristina Gonçalves
(Professora Bibliotecária)

quarta-feira, 27 de março de 2019

Conta-nos uma história!

Hoje, os alunos da turma GUA 3 fizeram um podcast!
Partindo do livro O Boneco de Neve, de Raymond Briggs, os alunos criaram uma história fantástica de amizade e ternura entre um menino e um boneco de neve.
Ora ouçam...



Quando o Jardim de Infância vai à Biblioteca... Quando as meninas e os meninos do Jardim de Infância de Gualtar vão à biblioteca da EB1 ...