domingo, 22 de março de 2020


No passado mês de fevereiro, a biblioteca da EB1 de Gualtar planificou um conjunto de atividades para comemorar a semana dos afetos. Os alunos participaram ativamente na construção do mural da amizade, através do registo das suas ideias sobre o tema; fizeram troca de postais; redigiram a receita da amizade; discutiram o significado de “ser amigo”; plantaram a árvore da amizade e celebraram cada dia da semana associando-o a um gesto afetuoso: um abraço, um elogio, uma saudação, um sorriso.
Como não podia deixar de ser, as leituras estiveram igualmente muito presentes nesta semana. De entre todas, sublinho do conto lido aos alunos do 4º ano. Trata-se de um texto de Leão Tolstoi, intitulado “O cacho de uvas”. Neste conto, um camponês, pai de uma família de sete elementos, colhe um cacho de uvas, mas resiste à tentação de o comer e deixa-o para a mãe, pois sabe que ela apreciaria o gesto. A mãe, por sua vez, reserva o cacho de uvas para o filho mais velho e este deixa-o para o irmão e assim sucessivamente. À noite, quando o pai regressou do campo, viu o cacho de uvas em cima da mesa e emocionado disse “Sinto-me feliz e realizado, pois cada elemento desta família foi capaz de pensar no que faz o outro feliz”.
Com esta história discutiram-se palavras como generosidade, solidariedade e altruísmo. Como afirma Alberto Manguel “As palavras dizem-nos o que nós, enquanto sociedade, acreditamos que o mundo é.”
 Eu acredito que os nossos alunos compreenderam o sentido e a importância destas palavras. Eu acredito!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Estamos num novo sítio!!

Estamos num novo site!!! https://bibliotecaeb1gualt.wixsite.com/1ciclo/blog