domingo, 7 de abril de 2019

Quando o Jardim de Infância vai à Biblioteca...

Quando as meninas e os meninos do Jardim de Infância de Gualtar vão à biblioteca da EB1 acontece magia... as histórias e os seus personagens ganham vida e os olhos das crianças brilham com a alegria que o mundo das histórias lhes oferece!
Desta vez conhecemos "A Zebra Camila", que tão depressa perdeu as suas riscas, como de repente ganhou novas e coloridas listas. Depois vimos o rosto d' "A Grande Birra", essa malvada que não deixava o Jorge ser feliz...!
Os vossos sorrisos e a vossa alegria contagiante enchem  Biblioteca mais nova do AE!
Obrigada pela vossa visita! Voltem sempre!!

Cristina Gonçalves (PB)







EB1 de Gualtar - Homenagem  a Sophia de Mello Breyner Andresen

Na passada sexta feira, dia 5 de abril, os Pais e Encarregados de Educação da turma GUA 3 da EB1 de Gualtar assistiram a um espetáculo de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen.  Num trabalho de parceria entre a professora titular e a professora bibliotecária, os alunos, vestidos com diferentes elementos marítimos, encenaram um espetáculo ao som de "Mar de Sophia", uma banda sonora da autoria de uma compositora portuguesa. Para além da coreografia, prepararam ainda uma autobiografia da poeta, que este ano comemora os cem anos do seu nascimento, e recitaram o poema "Fundo do Mar".
Uma singela, mas sentida homenagem dos alunos à autora de "A menina do Mar", obra que ainda hoje inspira crianças e adultos por todo o mundo.




sexta-feira, 5 de abril de 2019

Notícias de S. Pedro!

Na Semana da Leitura a Escola de S. Pedro contou com a presença de pais, avós e irmãos que contaram histórias de encantar!
De registar ainda o encontro com a escritora Palmira Martins, foram momentos mágicos e inesquecíveis!
Os alunos redigiram também uma história coletiva que acontece em...Marte! 
Esta história foi escrita  com a equipa do projeto "Saber Crescer", projeto este que tem em vista melhorar o sucesso educativo das nossas turmas. Obrigada aos vários elementos da equipa pela sua ajuda e dedicação! 
 Ora leiam...

terça-feira, 2 de abril de 2019

Concurso "Vamos Contar Uma História"


A plataforma “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado" promoveu o concurso "Vamos contar uma História" .  De um trabalho de colaboração entre a turma GUA3, a sua professora titular, e a professora bibliotecária e os recursos existentes na biblioteca da escola, resultou um texto criativo, que o júri do concurso premiou como  o melhor. 
O concurso consistia em acabar uma de duas histórias possíveis. Nós escolhemos a história começada pela Professora Margarida Fonseca Santos e deu-nos um enorme gozo e satisfação inventar um enredo com tantas personagens, ideias e intrigas!
Ficamos todos muito felizes não apenas pelo prémio, mas sobretudo pela alegria que experienciamos em estudar e pensar sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por, todos juntos, pudermos colaborar para um Mundo melhor para todos.
Viva a amizade, viva a colaboração!

Fica aqui um excerto do email que recebemos:

"No Dia Internacional do Livro Infantil, temos o prazer de divulgar as duas turmas vencedoras do Concurso "Vamos contar uma história!".
As duas turmas que venceram este concurso, partilharam duas histórias mágicas, que conduziram a nossa imaginação por uma viagem incrível.

O nosso Obrigado e muitos parabéns para as professoras e alunos(as) das turmas vencedoras:

Gua 3 - 4.º ano, da Escola Básica 1 de Gualtar, do concelho de Braga 
turma do 4.º ano, da Escola Básica de Gavião, do concelho de Gavião.

Para as centenas de crianças que participaram e para os professores que incentivam ao prazer da leitura e da escrita, deixamos o nosso pedido... por favor,  continuem a contar histórias!"


Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Dia Infantil, por esse motivo os alunos do Jardim de Infância de Gualtar deslocaram-se à Biblioteca da EB1 para ouvirem não uma, mas duas histórias. Foi muito divertido esconderam a sua "Grande Birra" e encontrarem as listas perdidas da "Zebra Camila".
De manhãzinha, a professora bibliotecária foi à EB1 de Pedralva e contou a arrepiante história do "Tio Lobo" aos meninos dos 4 anos de escolaridade.

Boas Leituras!!
Cristina Gonçalves (PB)



segunda-feira, 1 de abril de 2019



 "Histórias em Movimento" -  2ª Volta!

"Histórias em Movimento" é um projeto dinamizado pela professora bibliotecária que consiste em  contar  histórias divertidas, educativas e cativantes aos alunos das diferentes escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante. O projeto iniciou-se no 1º período e continua ao longo do ano.

Na segunda volta das “Histórias em Movimento” os alunos de Espinho, S. Pedro e Sobreposta já ouviram a arrepiante história do Tio Lobo, de Xosé Ballesteros. Riram, arregalaram os olhos e compreenderam que mentir não só é feio, como nos traz muitos problemas!!

Tiveram ainda oportunidade de utilizar os Tabletes para fazer um jogo bem divertido, um Kahoot, em que testaram a sua interpretação da obra.

Obrigada a todos pela vossa contagiante alegria!
Boas Leituras!


Cristina Gonçalves
(Professora Bibliotecária)

quarta-feira, 27 de março de 2019

Conta-nos uma história!

Hoje, os alunos da turma GUA 3 fizeram um podcast!
Partindo do livro O Boneco de Neve, de Raymond Briggs, os alunos criaram uma história fantástica de amizade e ternura entre um menino e um boneco de neve.
Ora ouçam...



terça-feira, 19 de março de 2019

Marcha de Leitura,  Ondas e Ondinhas de Poesia

Durante a semana passada realizaram-se diferentes atividades no âmbito da Semana da Leitura.
Primeiramente destaca-se a participação ativa dos nossos alunos do GUA 3 na Marcha da Leitura, no dia 12 com a leitura de "Canção", de Cecília Meireles.
No sábado alunos do JI de S.Mamede de Este e das turmas GUA 6 e GUA 7, participaram nas Ondas e Ondinhas de Poesia, festival que teve lugar no auditório Adelina Caravana, no Conservatório Calouste Gubenkian. Os poemas foram de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros poetas portugueses consagrados.
Todos os meniinos sentiram a Poesia, conferindo-lhe ritmo e emoção. A sua participação foi digna de muitas, muitas salvas de palmas!! Parabéns a todos!!
Foi um enorme orgulho para todo o AE,

sexta-feira, 8 de março de 2019

Semana da Leitura 2018/19



Palestra: “Filho de Leitor Sabe Ler: Dicas para pais que procuram estimular o gosto pelos livros e pela leitura.”

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar promove uma palestra intitulada “Filho de Leitor Sabe Ler: Dicas para pais que procuram estimular o gosto pelos livros e pela leitura”, que será dinamizada pela professora Sara Reis, docente da Universidade do Minho. A palestra realizar-se-á no dia 12 de março, pelas 18h, na EB1 de Gualtar e tem como objetivo refletir sobre o papel dos Pais e Encarregados de Educação na promoção dos hábitos de leitura dos seus educandos.





Exposição "Passado Glorioso - Futuro com Ideias", na BE de Gualtar

Caravelas Quinhentistas e Robots Futuristas elaborados com muita precisão e, claro, com a imaginação característica dos nossos alunos.
A Biblioteca estará aberta para o/a receber nos seguintes dias/horas:
dia 11 – 2ª feira – das 17:30 às 18:45;
Dia 13 – 4ª feira – das 17:30 às 18:45
Dia 15 – 6ª feira – das 17:30 às 18:45
Venha navegar e sonhar connosco! Contamos com a sua presença.
A Profª Bibliotecária: Cristina Gonçalves


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Semana da leitura 11 a 16 de Março de 2019

Car@s coleg@s,

Estão desde já convidados para a palestra a realizar na BE da EB1 de Gualtar, dinamizada pela Dra. Sara Reis, docente na UM,  que nos vem falar sobre a importância da leitura e sobre o papel dos pais nesta aventura que é (aprender a) LER.
Apareçam!



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal

Letícia Machado Vitorino e Rodrigo Martins Machado participaram ontem na fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. Foi uma tarde de algum nervosismo e muita diversão.

O livro lido e  trabalhado foi O meu avô consegue voar, de Pedro Seromenho. Após a realização da prova escrita, ficamos a saber que o nosso aluno Rodrigo,  passou à prova oral...depois de uma leitura exemplar e de uma prestação oral digna de aplauso, o nosso herói ficou apurado para a fase seguinte, a fase Intermunicipal, que acontecerá em Barcelos no final do mês de Março

Parabéns a todos os participantes e um aplauso especial para o Rodrigo que brevemente irá a Barcelos dar o seu melhor!



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A Amizade na EB de Este São Pedro

A professora Carla e a Professora Vera, juntamente com os seus alunos do 4º  e 1º ano, respetivamente,  decidiram escrever sobre esse sentimento tão nobre:  a Amizade.
Entre poemas, acrósticos e pensamentos, ilustrados com muito carinho, os alunos deram asas à sua imaginação e o resultado está à vista!!



Obrigada AMIGOS!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Centro Escolar de Gualtar

João Manuel Ribeiro, o escritor que nos visitou esta semana, despediu-se em grande na terça-feira.
Para além da sua alegria contagiante, ficaram as suas histórias sobre o avô que o inspirou, as palavras que utiliza para criar os seus contos e a imaginação que o leva a criar outros mundos.

Bem haja pela sua presença e sabedoria!
Até Breve!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O escritor João Manuel Ribeiro na EB1 de Sobreposta

Alunos e professores da Escola Básica de Sobreposta preparam-se a rigor para a receção do escritor João Manuel Ribeiro. Nas semanas anteriores à sua vinda, os alunos fizeram desenhos e decoraram a sala a preceito. 
A dinamização da atividade por parte do autor foi fabulosa e cativou o interesse de todos os presentes. Os alunos ouviram diversas histórias sobre as letras do Alfabeto das Adivinhas. Escutaram atentamente as canções interpretadas pelo autor e realizaram as coreografias de forma exemplar! Foi uma barrigada de riso perceber que o nome de cada um de nós pode ser o mote de uma quadra divertida!
Foi uma tarde cheia de histórias, a pensar nas palavras, a ouvir e a cantar, coregrafar  canções que, certamente, ficará na memória dos miúdos e graúdos!

Obrigada aos anfitriões! 


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


Visita do escritor João Manuel Ribeiro 

Jardim de Infância  e Escola Básica de São Mamede de Este 

 Começou hoje, dia 8, o périplo do escritor João Manuel Ribeiro pelos Jardins de Infância e Escolas do Primeiro Ciclo do nosso Agrupamento. O autor apresentou duas das suas muitas obras: O Alfabeto de Adivinhas e Cantilenas Loucas. De acordo com os testemunhos obtidos, a apresentação dos livros foi um momento mágico, com muita interação e diálogo entre o autor e os alunos. A animação foi total!


Fica aqui o testemunho escrito dos alunos do 3º ano da EB1 de São Mamede de Este,  bem como desenhos feitos por alguns alunos. 
Muito obrigada aos educadores e professores  e, claro, aos meninos e meninas! 

Visita de um escritor

No dia 8 de fevereiro, a EB1 de Este S. Mamede recebeu o escritor João Manuel Ribeiro. Veio apresentar duas obras: “ Cantilenas Loucas Orelhas Roucas” e “ Alfabeto de Adivinhas”.
Foi uma apresentação com muita interação. Os alunos cantaram e coreografaram algumas músicas do escritor. Ainda houve espaço para algumas perguntas e respostas.
Os alunos mostraram muito entusiasmo.
No final, o autor brindou-os com uma sessão de autógrafos.
Trabalho coletivo
3º Ano, SME3









A magia continua na terça-feira, dia 12, no Centro Escolar de Gualtar, no J.I. e na EB1 de Pedralva e no J.I. e EB1 de Espinho!
Boas Leituras!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Dia Mundial Da Leitura em Voz Alta na EB1 de Pedralva


Em Pedralva, os alunos do 1º e 2º ano leram em voz alta para os seus colegas.
A história escolhida foi: Porta-te Bem, de José Jorge Letria.
Temos a certeza de que os meninos e meninas se portaram lindamente e os seus colegas adoraram ouvi-los ler em voz alta, com expressividade e emoção!
Vamos lá, a Ler é que nós nos entendemos!
Parabéns a todos!


domingo, 3 de fevereiro de 2019

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta na EB1 de Gualtar
Os alunos da turma GUA3 surpreenderam os seus colegas das diferentes turmas com leituras em voz alta.
Depois de uma seleção cuidada e de ensaios supervisionados pela professora Ângela, os alunos deslocaram-se pelas várias turmas para fazer ouvir a sua voz.
Foi um momento de prazer e fruição da leitura e de histórias de encantar!



Os alunos da GUA7 encantaram os colegas de turma com leituras expressivas em voz alta! Parabéns! São uns leitores fantásticos! 









sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta na EB1 de S. Pedro


Assinala-se, esta sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. è uma iniciativa criada pela LitWorld, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura e a escrita criativa.

De acordo com a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Dra. Teresa Calçada, para além de nos dar noções de "tempo, ritmo e entoação", ler em voz alta é "sempre um bom exercício", diz ainda a Comissária do Plano Nacional de Leitura, que defende que ler em voz alta - e desde cedo - também nos pode transformar em seres humanos mais sociáveis e mais preparados para o mundo do trabalho.

Na Escola Básica de São Pedro, os alunos do 4º ano associaram-se a esta iniciativa e recitaram "Mar Português", do nosso grande poeta Fernando Pessoa.


Parabéns a todos pelo fabuloso trabalho! 



Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

                    Fernando Pessoa, in Mensagem

Quando o Jardim de Infância vai à Biblioteca... Quando as meninas e os meninos do Jardim de Infância de Gualtar vão à biblioteca da EB1 ...